10 surpreendentes ilusões ópticas
Uma ilusão de ótica é sempre caracterizada por imagens visualmente percebidas que, pelo menos em termos de senso comum, são enganosos. Portanto, a informação recolhida pelo olho é processada pelo cérebro para dar, na face da mesma, uma percepção de que não se coaduna com uma medição física da fonte de estímulo. Esta é uma lista de vinte ilusões surpreendentes.
1. Blivet
Um blivet, também conhecido como um poiuyt, é uma figura indecifrável, uma ilusão óptica e um objeto impossível. Parece ter três pinos cilíndricos em uma extremidade, que então misteriosamente transformar em dois dentes rectangulares na outra extremidade.
2. Efeito Bezold
O Efeito Bezold é uma ilusão de óptica, o nome de um professor de metereologia alemão, Wilhelm von Bezold (1837-1907), que descobriu que um cor pode parecer diferente dependendo de sua relação com as cores adjacentes. No exemplo acima, o vermelho parece mais leve combinado com o branco e mais escuro combinado com o preto.
3. Café Illusion parede
A ilusão de parede café é uma ilusão de óptica, primeiramente descrita pelo Doutor Richard Gregory. Ele observou este efeito curioso nos azulejos da parede de um café no fundo da Colina de St Michael, em Bristol. Esta ilusão de ótica faz com que as retas paralelas linhas horizontais parecem ser dobrados. Para construir a ilusão, claro e escuro alternados "tijolos" são colocados em quincôncio. É essencial para a ilusão de que cada "tijolo" é rodeado por uma camada de "cimento" (o cinza na imagem). Este deve ser idealmente de uma cor entre a cor escura e luz do "tijolos".
4. A ilusão de Chubb
A ilusão Chubb é uma ilusão óptica, em que o contraste aparente de um objecto varia dramaticamente, dependendo do contexto da apresentação. Baixa-contraste textura rodeado por um campo uniforme parece ter maior contraste do que quando é rodeado por textura de alto contraste. Isso foi observado e documentado por Chubb e seus colegas em 1989.
5. Ebbinghaus Illusion
A ilusão de Ebbinghaus é uma ilusão de óptica de percepção do tamanho relativo.Na versão mais conhecida da ilusão, dois círculos de tamanho idêntico são colocados perto um do outro e um está rodeado por um círculo grande, enquanto o outro está rodeado por pequenos círculos; o primeiro círculo central, então aparece menor do que o segundo círculo central.
6. Fraser Illusion Spiral
A ilusão também é conhecida como a do espiral falso, ou por seu nome original, a ilusão de corda torcida. Os segmentos de arco que se sobrepõem negros parecem formar uma espiral, no entanto, os arcos são uma série de círculos concêntricos.
7. Hermann Illusion Grade
A ilusão grade Hermann é uma ilusão de ótica relatado por Ludimar Hermann em 1870, enquanto, aliás, a leitura de Som John Tyndall. A ilusão é caracterizada por "fantasmas" bolhas de cinza percebidos nas interseções de uma grade (ou de cor clara) branco sobre um fundo preto. As bolhas cinzentas desaparecem ao olhar diretamente para uma interseção.
8. Hering Ilusão
A ilusão de Hering é uma ilusão de ótica descoberta pelo fisiólogo alemão Ewald Hering em 1861. As duas linhas verticais são retas, mas eles parecem como se fossem entortadas para fora. A distorção é produzida pelo padrão forrado no fundo, que simula uma perspectiva e cria uma falsa impressão de profundidade.
9. Ilusão Cube impossível
O cubo impossível ou cubo irracional é um objeto impossível que baseia-se na ambigüidade presente em uma ilustração do cubo de Necker. Um cubo impossível normalmente é feito como um cubo de Necker no qual as extremidades são vigas aparentemente sólidas. Esta solidez aparente dá ao cubo impossível uma maior ambigüidade visual do que o cubo de Necker, que é menos provável de ser percebido como um objeto impossível. A ilusão faz com que o olho humano de imagens bidimensionais como objetos tridimensionais.
10. Ilusão isométrica
Uma ilusão isométrica (também chamada de figura ambígua ou figura dentro / fora ilusão) é um tipo de ilusão de óptica caracterizada pela percepção dupla. Na imagem acima, a forma pode ser percebida tanto como dentro de um ou um canto externo.
Fonte: https://listverse.com/